No meu primeiro artigo, resolvi falar sobre a Black Friday para o varejo e por que seria interessante saber a importância do marketing descentralizado para essa data.
Se você está aqui, já deve conhecer a Bornlogic, se não conhece, segue nossa página (link nos comentários) para entender o que fazemos ou me manda uma mensagem para a gente conversar melhor sobre nossos produtos :)
E, para um bom curitibano que mora em São Paulo mas já rodou o Brasil inteiro, posso afirmar que ninguém se entende melhor do que os moradores locais: as gírias, os dialetos e regionalidades são fatores que devem sempre ser levados em consideração, especialmente na comunicação. Isso atrai o cliente, o faz sentir “parte”, e é isso que nós reforçamos, a regionalidade.
Chegamos no primeiro ponto que quero tocar: a vantagem para a sua empresa em descentralizar o seu conteúdo de vendas.
Pensando em toda a engrenagem que faz a criação de conteúdo acontecer, o varejo tende a ter uma abordagem careta, engessada e neutra, já que normalmente é distribuída nacionalmente (broadcast). Como sua empresa pode driblar essa situação? Apostando nos vendedores locais para criação de conteúdo!
Imagina agora, em período pré-Black Friday, a data mais importante no mercado, o seu vendedor de Natal — RN, criando conteúdos diretamente de uma das suas lojas, mostrando os lançamentos, os produtos que receberam, liquidação, promoção, entre outras situações, e de quebra, com propriedade para soltar gírias locais ou brincar com o clima?
Esse é o ponto principal da descentralização. É tudo em tempo real, é tudo local. O cliente se sente próximo, cria confiança. E confiança é o tema do próximo tópico.
Contrariando a tendência bizarra de máquina em tudo hoje em dia, #HumansAreBack, baby! E você precisa acreditar neles. Eles são a cara da tua loja. Então, por que não apostar nisso? Eu acabei de citar alguns dos principais pontos de vantagem para descentralização, mas, já imaginou para o vendedor?
O cara vai criar vídeos, aí ele viraliza, se torna “famoso”. Pessoas vão procurá-lo. Pessoas vão querer ter aquele cara como o seu vendedor. É um círculo virtuoso. Basicamente, ressalto que, isso cria laço, pô! Aposta nisso!
Mas esta é a única forma de tornar as coisas mais fáceis na Black Friday através da Bornlogic? Não. Nós queremos falar também sobre o Trade Ads.
Hoje, nosso foco é o varejo. Até aí, vocês sabem. Agora, pensando em uma estratégia que faça mais sentido para todos e com foco pesado na Black Friday, as indústrias podem contar com a Bornlogic para a descentralização.
Através da parceria com nosso cliente varejista, a indústria pode anunciar nas redes sociais, que determinados produtos estarão à venda em determinada loja de varejo (desde que essa seja nossa cliente, claro), usando o vendedor para transmitir esta mensagem.
Exemplo: uma empresa que produz um telefone celular anuncia determinado modelo nas lojas da varejista que é nossa cliente.
Fácil, fácil.
São três pontos principais: otimização de sellout, dados de inteligência de produtos e aumento de verba de promoção.
Agora, soma tudo isso e imagina o cenário Black Friday. A empresa terá duas vezes a chance de impactar o consumidor: através da descentralização do conteúdo de vendas e diretamente, com as campanhas feitas estrategicamente para o consumidor final.
O ponto de dados de inteligência de produto te faz analisar de perto os comentários sobre determinado produto.
O aumento da verba de promoção é feito de forma automatizada na plataforma da Bornlogic.
Cara, você não tem mais desculpas para não pensar em uma estratégia focada para a sua Black Friday. Olha aí a oportunidade de impactar milhões de pessoas de forma regional, aproximando o cliente.
Não tem fórmula mágica para bombar na BF. Tem a Bornlogic. Clique aqui e fale com a gente.