Nos dias 23 e 24 de agosto acontece em São Paulo o principal evento de negócios do universo digital do Brasil, o Digitalks Expo 2023. A conferência reúne e apresenta as principais tecnologias e inovações do setor. E é claro que a Bornlogic foi conferir!
A seguir, você vai saber mais sobre as palestras que a nossa equipe acompanhou e que convergem com o propósito de negócio da Bornlogic, a transformação digital da força de vendas!
No cenário atual, o Brasil se destaca como o país com a maior concentração de influenciadores e também como um dos maiores consumidores de conteúdo nas redes sociais. A palestra apresentada por Sandra Bonani, Diretora de Influência no Grupo Trama Reputale, trouxe à tona a importância estratégica dos influenciadores na construção da reputação das marcas e na criação de oportunidades de negócios.
Sandra destacou como os influenciadores podem ser ativos valiosos na estratégia de marketing de uma marca. Segundo ela, 87% dos profissionais do ramo consideram influenciadores como peças-chave na criação de campanhas de sucesso, enquanto o Instagram se destaca como a plataforma mais influente, sendo utilizada em 98% dessas campanhas.
Uma pesquisa apresentada na palestra revelou que o impacto dos influenciadores nos processos de compra é significativo: 42% das mulheres e 24% dos homens já adquiriram produtos recomendados por influenciadores. Desses, impressionantes 78% das mulheres e 64% dos homens consideraram que a compra valeu a pena.
Para a palestrante, o que diferencia os influenciadores é a capacidade de construir confiança e conexão com seus seguidores. Eles se destacam pela capacidade de:
Um caso de "insucesso" compartilhado durante a palestra enfatizou a importância de alinhar o influenciador à marca. Um cliente que vende produtos de limpeza contratou a Trama para fazer um trabalho com influenciadores. Entretanto, durante o planejamento da estratégia, o cliente quis contratar uma grande celebridade da TV. A agência explicou que a celebridade não faz faxina na casa dela e não iria gerar uma conexão com o público-alvo do produto, então não adiantava colocar essa pessoa para fazer a publicidade da marca.
O cliente insistiu e a ação acabou não dando certo. A campanha nas mídias sociais teve milhões de comentários, mas nenhum falava sobre o produto. E algumas pessoas, inclusive, questionaram a celebridade por estar fazendo a publicidade. Isso ilustra a necessidade de autenticidade na parceria entre influenciadores e marcas.
Cases de sucesso também foram discutidos. O Itaú, por exemplo, convidou influenciadores para promoverem contas digitais voltadas para gamers, o "Player's Bank". Essa estratégia resultou em 1 milhão de cadastros em apenas 6 meses.
Sandra também trouxe o case da Intelbras, que fez uma ação com 21 mil micro e macro influenciadores para a campanha “Fechaduras fazem parte da história”, em que os influencers atuaram com estratégias de marketing de conteúdo falando sobre segurança relacionando com uma fechadura digital da marca. A ação conseguiu mais de 35 milhões de pessoas impactadas no Instagram e YouTube e houve um aumento de 60% na demanda pelo produto.
Além dos influenciadores externos, a palestra destacou o potencial dos "in.fluencers", ou seja, influenciadores internos das marcas. Esses colaboradores desempenham um papel crucial na disseminação das mensagens-chave da empresa, humanizando a marca e aumentando sua autenticidade.
Um case de sucesso apresentado foi o da empresa de alumínio Ardagh. Eles implementaram uma rede de agentes de comunicação interna que, após treinamento, se tornaram embaixadores dos temas de negócios e da marca empregadora.
Antes do projeto, a empresa tinha nota 2 no Glassdoor, site onde funcionários atuais e antigos avaliam empresas anonimamente. Durante o projeto, a Ardagh formou um time de 11 colaboradores que, em 60 dias, conseguiu:
Segundo estudo da Social Media Today, 77% dos compradores preferem comprar de marcas cujos colaboradores e/ou vendedores usam as redes sociais para promover seus produtos ou serviços.
💡 Quer saber como construir relacionamento de confiança com os clientes usando estratégias de Social Selling e sua força de vendas? Baixe nosso Guia completo de Social Selling!
O painel sobre o futuro do Marketing reuniu especialistas renomados para explorar como a inteligência artificial e o machine learning estão remodelando o cenário do setor. Com a participação de Marco Frade, Head de E-commerce na Diageo, Bruno Mayer, Head de Serviços na WPP, e Renata Fernandes, Diretora de Produtos Publicitários Digitais na Globo, o público foi conduzido por um panorama abrangente sobre como essas tecnologias podem ser aplicadas ao marketing.
Bruno Mayer compartilhou insights sobre como a IA está sendo aplicada nas estratégias de planejamento de mídia da WPP. Ele enfatizou que a construção de personas, antes baseada em suposições, agora é baseada em dados concretos.
“A IA hoje é usada para criar audiências altamente específicas e alocar recursos de mídia de maneira mais eficaz. Os algoritmos determinam quem vê os anúncios e a que preço, tudo alinhado com metas pré-definidas. Essa abordagem orientada por dados está redefinindo a maneira como as marcas se conectam com seus públicos”, afirmou o Mayer.
Já Marco Frade, trouxe exemplos tangíveis de como a IA generativa está revolucionando a criatividade e a personalização nas campanhas de marketing. A Diageo, por exemplo, utilizou IA para criar ilustrações de histórias pessoais de clientes, que foram estampadas em presentes para o Dia dos Pais. ““Essa abordagem gerou um nível de encantamento e propósito que superou as expectativas”, relatou Frade.
A IA também está sendo empregada na geração de ativos criativos de alta qualidade. A tecnologia é prevista para ser escalada, tornando-se parte integrante das estratégias das marcas.
Durante o painel, Renata Fernandes destacou a aplicabilidade da IA em diversas áreas do marketing da Globo. Ela salientou que a tecnologia melhora a performance e a eficiência, impulsionando a escala. “Ao coletar dados, a IA oferece respostas mais aprimoradas do que as abordagens puramente humanas”, completou a profissional.
Ao discutir a evolução futura da IA no marketing, os palestrantes expressaram suas visões. Marco Frade acredita que a IA diminuirá a ansiedade das empresas em relação aos resultados de suas campanhas, gerando maior assertividade nas estratégias. Já Renata Fernandes enxerga um futuro de democratização da criatividade, no qual a IA somará ao processo humano, não substituindo-o. E, por fim, Bruno Mayer projeta uma explosão exponencial de aplicações de IA no marketing, incentivando a capacitação dos profissionais para trabalharem em harmonia com a tecnologia.
Gostou da cobertura da Bornlogic sobre o Digitalks? Não perca amanhã o nosso post sobre o segundo e último dia do evento!
E, se você quer saber como aplicar a IA e outras tecnologias às estratégias do marketing dentro do varejo, baixe nosso material: