As redes sociais e os marketplaces já fazem parte da rotina de quem navega na internet. Agora imagina reunir o melhor desses dois canais? É exatamente esse o conceito do market network! O principal objetivo dessa inovação é proporcionar uma interação mais direta entre marca e consumidor, tornando o contato mais ágil e efetivo.
Na prática, o market network possibilita conexão de clientes e produtos e serviços em um só ambiente. As vantagens desse modelo são inúmeras, principalmente em termos de comunicação e processos fáceis para empresa e consumidor.
Além disso, também é uma forma de garantir um contato mais próximo ao cliente e, como consequência, fortalecer o relacionamento do público com a empresa.
O conceito de market network foi criado James Currier, um investidor da área de tecnologia que acredita que o futuro do relacionamento das marcas e pessoas será por meio de plataformas que possibilitem uma conexão com mais proximidade e mais calor humano. O modelo ainda é incipiente no Brasil, mas nos Estados Unidos a tendência já está consolidada.
O principal “ponto de virada” de um market network, em relação a forma habitual de se conectar ao cliente, está em como produtos e serviços são vendidos. No lugar de um canal de comunicação unilateral, os consumidores podem opinar, avaliar e fazer indicações.
Por isso o conceito traz “network” porque assegura as trocas básicas das redes sociais. Assim, a jornada de venda se torna mais interessante para os clientes e pós-venda será baseado em relacionamento.
A HoneyBook é um exemplo americano de Market Network. A empresa oferece a possibilidade de diferentes tipos de negócio conseguirem divulgar seu trabalho e gerenciar as transações em um só lugar por meio de uma plataforma. O resultado foi a ampliação da presença de mercado de empresas que vão de eventos a varejo.
Já no Brasil, a Archademy criou o primeiro market network do país, com uma plataforma em que arquitetos, decoradores e designer de interiores mostram seus respectivos trabalhos e interagem com consumidores. A solução possibilitou um relacionamento perene com os consumidores, uma vez que negócios de arquitetura tem recorrência baixa.
Em linhas gerais, todo market network é, em partes, uma plataforma SaaS (Software as a Service), isso significa uma solução que oferece aos usuários ferramentas específicas para negociar, colaborar e gerenciar conteúdo, resultados de vendas e engajamento, além de orçamento.
Uma plataforma SaaS como a plataforma da Bornlogic tem uma vantagem sobre as vendas online habituais porque a solução incentiva uma conexão de longo prazo e mais significativa que uma simples transação tradicional. É a vida real no online: pessoas se conectando a pessoas.
Dessa forma, as marcas criam mais autoridade, geram mais receita e os clientes aproveitam um ecossistema bem estruturado para atender às necessidades de compra.
E aí, já pensou no futuro hoje? Porque ele está acontecendo agora!