Parcerias são sempre muito importantes para alcançar objetivos. Pense em um jogo de futebol, por exemplo, ou em qualquer outra missão desafiadora. É sempre mais fácil chegar lá com um apoio. Não é?
Esta também é uma regra para o mundo dos negócios. E um dos formatos mais falados no mundo do Marketing para varejo é a verba cooperada. Trata-se de um esforço que ajuda a potencializar as vendas, além de reforçar o relacionamento entre o varejo, fabricantes e distribuidores.
Mas, quem pode solicitar?
Como implementar essa estratégia e garantir retorno?
Quer saber mais sobre como tudo funciona? Então, você veio ao lugar certo.
O que é verba cooperada?
Verba cooperada - também chamada de Verba de Propaganda e Publicidade Cooperada - é o nome do montante recebido dos fornecedores e destinados aos revendedores e às empresas atacadistas e varejistas, como forma de reembolso, em parte, pelos gastos com a contratação de agências de propaganda e publicidade e prestadores de serviços de Marketing.
Como acontece a distribuição?
Ela pode ser feita em dinheiro ou em produtos bonificados. No geral, são recursos disponibilizados por grandes fabricantes quando:
1. Querem aumentar a receita de vendas em determinado produto;Para receber essa verba, o varejista estipula uma meta, e recebe um determinado valor para estimular um preço mais competitivo. Desta forma, você consegue impulsionar vendas de um determinado produto a partir do direcionamento dado pela estratégia de Marketing, maximizando a eficiência de negócio para todos os parceiros envolvidos.
Entenda como a verba cooperada ajuda a aumentar seu ROI
1. Por que ela alavanca os resultados da sua empresa?
Por ser dedicada para promover o produto e fechar vendas. Ela faz isso disseminando os valores da marca, otimizando as transações e possibilitando esforços integrados de Marketing.
2. Como implementar esta estratégia?
Montamos um roteiro para conseguir verba cooperada. O passo a passo deve ser executado na ordem em que aparece.
- Planejamento de Marketing com foco no fabricante: monte um plano compilando as ações que serão desenvolvidas com a verba cooperada. É importante ter foco no fabricante em questão, e deixar claro quais serão os objetivos e metas de cada ação.
- Definição de investimento: para chegar no valor, o ideal é desenvolver um planejamento detalhado sobre o orçamento de cada ação. Prever cada etapa e o montante usado em cada uma delas mostrará que você está preparado para gerenciar essa verba.
- Estimativa de ROI: essa é a informação que vai ajudar na defesa do valor que você está pedindo no planejamento. Ou seja, mostre que aquele valor solicitado se justifica porque o retorno sobre o investimento será ainda maior.
Foco em resultado: priorizando a geração de demanda
É importante ter clareza sobre o que é prioritário nesta estratégia de verba cooperada. Como dissemos no tópico anterior, tendo em vista que você precisará trazer ROI (Retorno Sobre o Investimento) para justificar o recebimento da verba.
O ideal é focar em ações de geração de demanda nos pontos de venda. Desvie também daquelas ações de Marketing para posicionamento de marca que já são executadas pela própria fabricante. Ao investir a verba cooperada, tenha a certeza de que a ação trará retorno direto em vendas.
Importante: estamos na era do Marketing Digital
Este é um momento de transformação digital do comércio de bens e serviços, inclusive para o varejo e pontos de venda. Muitos recursos estão presentes no mercado para incrementar estratégias que alavancam vendas neste tipo de transação.
Então, considere usar a verba cooperada para estratégias de Marketing Digital no varejo. Promover a digitalização do vendedor da loja física em um plano de ação local é a maneira mais inteligente de gerar demanda. E a melhor parte é que você pode fazer isso usando os canais de vendas do momento: as redes sociais. Contate a Bornlogic e saiba mais sobre o que nós podemos fazer pela sua loja.