A história da empresa começou em 1956, no interior do Rio Grande do Sul, em São Jerônimo. Em pouco tempo a varejista se multiplicou e virou uma rede presente em mais de cem cidades no estado e em Santa Catarina.
Mas mesmo com e-commerce da marca, um dos pontos mais fortes das Lojas Lebes sempre foi a loja física, cheia de clientes e consultores mostrando suas variedades em eletromóveis, moda e tecnologia.
Cada uma das mais de 160 filiais já havia ganhado uma página local no Facebook, mas sem adesão significativa dos gerentes de loja. Ou seja, esse canal digital não era efetivo como uma fonte de relacionamento e receita.
Com o fechamento das lojas durante o período pandêmico, o primeiro passo foi mudar o cenário de baixo engajamento dos gerentes de lojas com as páginas locais. Foi distribuída uma parte do orçamento dedicado ao marketing para que cada loja pudesse investir na divulgação da filial e dos produtos
A marca começou, assim, a digitalizar os seus vendedores por meio da solução da Bornlogic voltada para o varejo. A ideia dessa abordagem é fazer com que os gerentes tenham mais autonomia na comunicação da loja que atendem.
A estratégia influencia diretamente as vendas, já que o responsável leva em conta o que está disponível nos estoques de sua loja, comunicando as ofertas de forma mais assertiva.
Além disso, o projeto com a Bornlogic possibilitou a participação de consultores para a geração de conteúdo nas plataformas. Cada gerente, com seus respectivos times, pôde pensar e criar publicações que, para eles, fizessem mais sentido para atrair os moradores da região e postar em suas Páginas do Facebook.
De acordo com Otelmo Drebes Jr, Diretor de Marketing, Vendas e RH das Lojas Lebes, o projeto foi uma das principais formas de atrair os clientes, especialmente no auge da pandemia. Com a ajuda da ferramenta, foi aperfeiçoado o processo de vendas através das campanhas online das filiais e do WhatsApp Business, o que gerou ainda mais fluxo para a loja física.
Os gerentes de cada loja também ficaram responsáveis por organizar parte das campanhas nas páginas locais. Essa liberdade os ajudou a promover as ofertas que tivessem mais a ver com o público da região a partir da inteligência de geolocalização e de monitoramento de resultados, o que gerou insights para a estratégia. Além disso, foi fundamental para colocar o WhatsApp em ação: os anúncios levavam ao app de mensagens, onde um consultor local recebia os clientes.
Com a Bornlogic conseguimos impactar um maior número de clientes, tanto do município quanto das cidades próximas. Além disso, a facilidade em direcionar os clientes para o WhatsApp por meio dos anúncios também tornou o relacionamento mais humanizado e ágil, além de abrir novas oportunidades de vendas.
Filial de Charqueadas, RS