Atualmente, as plataformas de mídias sociais se tornaram ferramentas poderosas de comunicação e fortalecimento de marca no varejo para gerar engajamento com os consumidores.
Ao incorporar equipes de vendas nas redes, com conteúdos autorais, atrativos e know-how dos produtos e serviços, os vendedores podem capturar a atenção de seu público-alvo e promover conexões mais fortes com clientes em potencial.
Neste artigo você vai saber mais sobre:
Uma estratégia de engajamento é um conjunto de ações planejadas e implementadas com o objetivo de atrair, envolver e reter os clientes, fortalecendo o relacionamento entre eles e a sua marca. Essa estratégia visa criar uma conexão emocional com os consumidores, proporcionando experiências positivas e relevantes em diferentes pontos de contato.
A importância da estratégia de engajamento para o varejo reside no fato de que clientes engajados são mais propensos a se tornarem leais, repetir compras e se tornarem defensores da marca. O engajamento do cliente vai além da simples transação comercial, buscando criar um vínculo duradouro e significativo.
Segundo a 4ª edição do Relatório de engajamento do cliente, realizado pela Twillo em 2023, 8 em cada 10 empresas que investiram em engajamento digital atingiram suas metas financeiras em 2022.
Dentro das estratégias de marketing, há diversas maneiras de gerar engajamento com seus clientes e prospects, principalmente dentro das redes sociais de sua marca. Confira algumas:
Crie marketing de conteúdo que seja útil, interessante e relevante para o seu público-alvo. Isso pode incluir dicas, tutoriais, informações sobre produtos, tendências e notícias relacionadas ao setor varejista.
Responda aos comentários, mensagens e menções dos seguidores de forma rápida e autêntica. Incentive a participação do público por meio de perguntas, enquetes e desafios.
Ofereça promoções e descontos exclusivos para os seguidores das redes sociais. Isso pode estimular o engajamento, compartilhamento de conteúdo e aumentar a visibilidade da marca.
Explore parcerias com influenciadores digitais ou outras marcas relevantes para ampliar o alcance da sua marca nas redes sociais. Isso pode envolver co-criação de conteúdo, sorteios conjuntos ou compartilhamento de publicações.
Utilize imagens, vídeos e infográficos de alta qualidade para transmitir mensagens e destacar seus produtos de forma visualmente atraente. As mídias visuais têm um grande impacto no engajamento dos seguidores.
Monitore e analise regularmente os dados de engajamento, como curtidas, compartilhamentos, comentários e alcance. Com base nesses dados, ajuste sua estratégia e identifique quais tipos de conteúdo geram maior engajamento.
De acordo com um relatório da Bambu by Sprout Social, os vendedores têm 8 vezes mais alcance do que as próprias marcas em suas postagens nas redes sociais.
Quando os vendedores se tornam embaixadores da marca, eles não apenas vendem produtos e serviços, mas também promovem a imagem da empresa e seus valores para os clientes. Isso ajuda a fortalecer a conexão entre a marca e o público, criando uma relação mais duradoura e positiva.
O storytelling digital de vendedores é a utilização de técnicas de narrativa e conteúdo digital para envolver e cativar clientes, tanto online quanto offline, e gerar engajamento.
Para isso, a força de vendas utiliza elementos como narrativas envolventes, imagens, vídeos e interatividade, para criar uma experiência de compra mais atraente e significativa para os clientes.
No contexto dos vendedores de lojas físicas, o storytelling digital pode ser utilizado para complementar a experiência na loja física, estendendo-a para o ambiente online. Isso pode ser feito através das redes sociais, blogs, sites ou outras plataformas digitais onde os vendedores têm presença.
O storytelling digital de vendedores pode incluir diferentes abordagens, como:
Quem melhor para falar sobre produtos e serviços do que os próprios vendedores? Nas redes sociais, eles podem apresentar detalhes, mostrar como um serviço/produto pode resolver problemas ou melhorar a vida das pessoas, compartilhar casos de uso, destacando sempre os benefícios que oferecem aos clientes.
Com mais de 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, ou seja, 79,9% da população brasileira, elas são um canal de destaque para divulgar promoções, lançamentos e incentivar o público a comprar na loja.
Com a força de vendas digitalizada, varejistas conseguem se comunicar com os diferentes perfis de clientes que existem no Brasil. Isto é, as empresas conseguem criar comunicações regionais. O vendedor de Manaus faz uma comunicação 100% direcionada e pensando nos manauaras. Assim, como quem é do Rio Grande do Sul faz uma comunicação voltada aos gaúchos, levando em consideração o sotaque, cultura e calendário local.
Ao contar histórias autênticas, compartilhar experiências relevantes e criar conteúdos envolventes, os vendedores podem fortalecer a conexão com seus clientes, gerar engajamento e impulsionar as vendas.
As redes sociais estão se tornando grande parte da vida dos consumidores. Portanto, saber como se comunicar com eles de forma efetiva pelas plataformas é imprescindível para fortalecer sua marca e aumentar o engajamento com potenciais clientes.
Os consumidores querem construir um relacionamento de confiança com as marcas antes de fazer qualquer negócio e as vendas são meros resultados desse relacionamento. Esse tipo de estratégia também é chamada de Social Selling no varejo.
💡 Quer saber tudo sobre Social Selling e como aplicar essa estratégia no seu varejo? Baixe nosso Guia Completo sobre o assunto!
De acordo com o estudo Digital 22: July Global Statshot Report, 71,6% dos usuários de internet no Brasil afirmam que fazem uma pesquisa online antes de comprar um produto ou serviço, o que coloca o país no topo do ranking global.
A equipe de loja continua sendo peça fundamental na construção do branding e, se o time de PDV já se conecta com o cliente diariamente no offline, não faz sentido ele não se conectar no online também.
A digitalização de verdade começa repensando o modelo de negócio e colocando capacidades humanas e tecnológicas no jogo.
Segundo um estudo da Social Media Today, 77% dos compradores preferem comprar de marcas cujos vendedores usam as redes sociais para promover seus produtos ou serviços.
A Bornlogic resgata o início das relações comerciais, quando você conhecia o seu cliente e se conectava com ele. Só que, agora, no digital. Somos referência no Social Selling para o mercado B2C brasileiro.
Com a nossa plataforma omnichannel, a força de vendas e matriz trabalham juntas na criação de ações de Marketing Digital por meio da plataforma e aplicativo, atuando como um time de criadores de anúncios locais nas redes sociais. Tudo isso de maneira geolocalizada, com:
Se você deseja fortalecer sua marca e gerar engajamento com potenciais clientes, conheça nosso case de sucesso com a RaiaDrogasil: